Avançar para o conteúdo principal

Fermento De Tempestade



 Há corropio de gente em azáfama de esperas, os loucos pasmam a raiva com que de noite invadem o inferno em visita de sonhos repetidos. Não há vozes escondidas nas travessas nem olhares trocados por quem passa. Em rosário caminha a cosmopolita mole sem destino: como carreiro de formigas se fintam certezas e se perdem planos. Junto à banca de legumes da esquina, o pregão morre no ar denso da manhã para se juntar ao grito dos sinos. Da calçada chegam passos arrastados contando dores osteopáticas de eras antigas. De uma janela sobra o choro pacífico e largo de criança com fome. Se ora pára algum momento de cansaço, descansam por breve as consciências escondendo revoltas há muito açaimadas.
  Quatro esquinas de gente brotam cinza de céu baixo pelas paredes sem sombra e da pedra das faces sobram rugas de amanhã. Telhados carregados de vermelhos e castanhos viúvos, escondem o postal do turista por trás da câmara para pesar cílios em vã tentativa de despertar as horas.
  Pelas aforas ajuntam-se os ruídos em conjura contra o silêncio que ainda reina pelas vielas e prometem barulho com juros. Revendedeiras ferozes empurram-se na incerteza de encontrar o lugar marcado pelo lápis roído de um qualquer departamento camarário. Adensa-se o suor enquanto se levanta o céu cinza e arremete o sol por entre frestas e janelas.
  Nas bancas de rua cruzam regateios mas tardam acordos; as miradas de dúvida rasgam os minutos e cai descrença por entre o povo. Atiram-se preços ao precipício para que se não perca tudo; os frescos arrepiam de imobilidade para que se unam odores e se marque presença no mundo dos vivos. Raras carteiras se juntam ao pio da fome e arrematam de quando em quando mais um balão de servil oxigénio. Cresce a malta olhando a miséria dançar na rua e apertam magote na presença do comprador em ávido desinteresse faminto. Passa a hora no relógio contraditório. Radiculam-se certezas de que a tarde vai chegar magra e tardia, trazida pelo silêncio que regressa vitorioso às portas da cidade onde se rende agora o povo.
  Na obliquidade da tarde cabisbaixam sonhos e suspiram resignações enquanto pelos cantos apenas iluminados se convocam vozes em sussurro comentário. Surgem fogueiras para afugentar fantasmas, estranhos e outros escuros. Contam-se idos do dia e parlamentam-se revoltas pingadas a parco vinho de taberna. Por fim calam-se as vozes e baixam-se olhares. Ninguém parte. Ninguém parte porque o silêncio da fome faz demasiado barulho!
  Pelo ar nada mais fica do que esse vasto leque de odores que pela manhã derrubou a noite que agora volta desperta pelo crepitar . E o choro: o choro pacífico e largo de uma  criança com fome!

Comentários

  1. Belo. "Entranhador". Único. Não pares de voar, meu amigo!

    abraço: kito

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Mensagens populares deste blogue

Domingo na Cidade

 As ruas desertas mostram a nudez das horas. Um silêncio familiar atravessa os raios de sol mortiço que iluminam os entre-olhares dos recém amantes sentados pelos bancos da praça. Há promessas para nunca cumprir e o sempre que se sussurra não passa de uma jura inocente de que a primavera vai durar para a eternidade. Pelo correr das horas dir-se-ia que o peso do ar não deixa passar o dia.   Num banco de jardim, cercado de andorinhões, os meus olhos prendem-se ao fio do horizonte na boca do rio e finge grades férreas nas colunas de uma ponte suspensa das nuvens. A cinza abafada do céu acinzenta os gestos de quem passa e apenas eu testemunho. a primavera.   

O "não" por princípio!

Ando muito surpreendido com o facto de ver a palavra "niilismo" por tudo quanto é lado na blogosfera. Parece que, de repente, os bloguistas se lembraram da palavra que durante anos andou escondida nos meandros poeirentos dos dicionários e nas mentes não menos poeirentas de "marrões" e professores de Filosofia. Então lembro-me da dificuldade que tive no liceu para apreender o conceito. Tinha acabado de passar pelo niiismo característico dos anos 60, incólume devido à tenra idade e não tinha a mínima ideia do que quereria dizer tal palavrão. Com o andar dos anos fui entranhando o significado e acabei por me tornar, também eu, num niilista de primeira. A negação total de valores, como princípio, faz parte do crescimento hormonal juvenil e nenhum mal vem daí ao mundo. O problema é quando esse niilismo se estende pela vida adulta e confronta os egos com a sua própria negação. Um adulto niilista é um frustrado que nunca chegará a ter certezas e que mais depressa arranja

Margem Sem Rio

  Ouvem-se trombetas leito abaixo: feras de vermelho quase negro, escondidas no silêncio em que os inocentes se despegam dos dias e das horas. De longe ruge a noite dos antigos e treme a madrugada.   Do fundo do meu olhar brotam os tropeços da tempestade que veio matar as estrelas. O escuro cinza remata e tapa o horizonte imaginado de outras horas, de outros dias. Pelas escarpas calam-se ínfimos silêncios e pressente-se o dia que ninguém quer ver nascer.   Ao coração dos homens chega agora o canto de uma deusa feita de ferro e fogo. Os céus revoltam-se contra o mar que dança e desacerta o fim do mundo. A lua feita em quatro cobre-se de um manto de luzes negras e ribombam faíscas em troar de avisos. O néctar da guerra escorre pelas serras e aconchega o último sono dos condenados. O canto da trombetas desfia o ar da madrugada e tinge de gritos o amanhã.   Já foram águas que daqui levaram rios de gente e terra feita aquém-vida e sobretudo, rios de murmúrios. Restinga moribunda